top of page
Três Shelties

AS AULAS DE GRUPO


- As Aulas de grupo serão realizadas no meio ambiente, rua ou parque, e com diversos fatores meteorológicos e muitos, muitos estímulos, para que desta forma os cães se habituem na sua rotina diária aos inúmeros estímulos naturais como barulhos, carros, motas, bicicletas, crianças a brincar, pessoas que caminham e outros cães que passeiam na sua rotina, como odores diferentes e situações diversificadas de contexto natural, que sobre a orientação do treinador, este ensina aos donos como e o que fazer perante os comportamentos apresentados pelos seus cães quando exposto a estes estímulo.

 

- Reforçam o treino de obediência básica onde o treinador explica aos donos o uso de técnicas de dessensibilização sistemática, que de uma forma gradual, controlada e natural, através destas técnicas o cão se habitue a todos os estímulos com que se depare na sua rotina do dia-a-dia, suprimindo medos ou estímulos fóbicos que pudessem ter sido desencadeados por eventos antecedentes, qualquer objeto, situação, barulho a que o cão tivesse sido exposto.

​

- Nas aulas de grupo são promovidas as relações intraespecífica (entre cães) e interespecífica (entre animais de espécies diferentes, onde estão incluídos os humanos), onde o cão pode interagir de forma controlada, brincando, cheirando, escavando, correndo, mantendo-os assim estimulados e ocupados, gastando as suas energias acumuladas, contribuindo desta forma para uma boa saúde física e mental do cão.

​​

NOTA:

Nas aulas de grupo são sempre levados em conta os seguintes fatores:

 

1- AS AULAS DE GRUPO SÃO MARCADAS POR AGENDAMENTO.

 

2- A saúde, o conforto, segurança e idade dos cães e donos, bem como as suas limitações, nomeadamente os cães de raças braquicefálicos, que devido á anatomia do seu focinho achatado, não podem excitar-se em demasia, as caminhadas não podem ser muito longas e têm que ser feitas em temperaturas amenas de manhã cedo ou ao final da tarde, sendo este último factor uma condição abrangente a todos os cães intervenientes, nomeadamente com as condições atmosféricas mais quentes.
Exemplo de raças de cães braquicefálicos:- Bulldog Francês; Bulldog Inglês; Bulldog Americano; Pug; Shih Tzu; Maltês; Pequinês; Cavalier King Charles Spaniel; Boston Terrier; Boxer;

 

3- Os cães intervenientes nestas aulas de grupo, deverão ter completado o programa de vacinação, desparasitação incluindo a vacina da tosse do canil.

 

4- Cada dono é responsável pelo seu cão e de levar água para o seu cão ter sempre á sua disposição, bem como os biscoitos que os seus cães mais gostam.

 

5- NAS AULAS DE GRUPO DA ABC DOG TREINO DE CÃES, NUNCA EXISTIRÁ A EXCLUSÃO DE CÃES DE QUALQUER RAÇA.

​

6- Todos os cães, dentro do período que decorrem as aulas de grupo usam acessórios de contenção, coleira, peitoral ou outro que o dono decida e a trela, sendo o acessório peitoral o mais indicado para os cães de raças braquicefálicos, ficando ao critério dos donos de todos os cães.

 

7- OS CÃES QUE PODEM FREQUENTAR ESTAS AULAS DE GRUPO, SÃO OS QUE JÁ TENHAM SIDO SUBMETIDOS PREVIAMENTE A UMA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL PELO TREINADOR COM FORMAÇÃO NA ÁREA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL, QUE ANTECEDE Á ESCOLHA DO PACK DE TREINO OU MODIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL. SOMENTE PODERÃO PARTICIPAR OS CÃES QUE NÃO REPRESENTEM QUALQUER COMPORTAMENTO DE REATIVIDADE A OUTROS CÃES E PESSOAS, SENDO QUE SE FOR O CASO, SÃO REFERENCIADOS NA AVALIAÇÃO PRÉVIA REALIZADA PELO TREINADOR E SERÁ PROPOSTO AO DONO UM PROGRAMA DE TREINO PERSONALIZADO, ESPECIFICO PARA MODIFICAR OS COMPORTAMENTOS INADEQUADOS IDENTIFICADOS, PARA QUE POSTERIORMENTE POSSAM INTEGRAR NAS AULAS DE GRUPO, APÓS A MODIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL TER SIDO REALIZADA. 

 

8- OS CÃES QUE PODEM FREQUENTAR AS AULAS DE GRUPO SÃO AQUELES QUE SÃO TREINADOS PELA ABC DOG TREINO DE CÃES, OU OUTROS QUE PREENCHAM OS REQUISITOS AQUI REFERIDOS.

 

9- As aulas de grupo serão limitadas a um máximo de 6 cães, factor que pode ser alterado.

​

10- Na marcação das aulas de grupo, serão dadas dicas essenciais, sobre o melhor horário para as aulas de grupo, como devem fazer em relação às refeições dos seus cães, entre outras…

​​

 

SOCIALIZAÇÃO:

​

Socializar não significa impor a presença do cão a outro cão ou a interação dos cães num ambiente descontrolado e sem supervisão dum profissional qualificado em comportamento canino, onde o cão se possa sentir inseguro e possam acontecer eventuais incidentes entre os cães.

 

Não tem que haver propriamente um contacto físico entre cães. Este processo de socialização é realizado de um modo adequado e com utilização de técnicas de treino positivas, sendo este processo realizado por um profissional da ABC DOG TREINO DE CÃES formado em Terapia Comportamental Canina.

 

O processo de socialização realizado de forma inconsciente ou sem conhecimento de como será o melhor procedimento na sua realização, pode criar um trauma no seu cão originando medo ao seu cão, e o medo pode manifestar-se através de vários comportamentos, como ganir, ficar rígido, mostrar os caninos, colocar a cauda entre as pernas, abocanhar ou ladrar entre outros comportamentos mais complexos no seu tratamento como agressividade e reatividade etc... Se lhe parecer que o seu cachorro está assustado com uma pessoa, com um outro cão, situação, ruído ou outra coisa qualquer, afaste-o com calma daquilo que tiver na origem do susto ou desconforto até o seu cachorro se acalmar. Se o seu cachorro lhe parecer confortável, volte a expô-lo de forma gradual e a uma distância a que o cachorro não demonstre estar desconfortável à situação que originou o susto ou o desconforto.

​

A ABCDOGTREINODECÃES disponibiliza todos os conhecimentos necessários e apoio aos donos nesta fase crucial da vida do seu cachorro e cão adulto.


- O período da socialização de um cão/cachorro deve acontecer ás três semanas de idade. Entre as 3 e 16… semanas é a fase crítica da vida do cachorro, pois todas as boas ou as más experiências vividas pelo cachorro neste período da sua vida, vai ficar vinculado na sua personalidade. Durante este período, ele deve aprender a relacionar-se com outros cães, seres humanos e ambientes, sendo que este processo deve acontecer de forma gradual e adequada. Este é o motivo pelo qual as pessoas devem levar os seus cachorros para todos os sítios.


Mas a socialização do cão é um processo que deve durar durante toda a vida do cão.

​

- A socialização é como que o “segredo” para garantir uma boa educação e contribuir para a construção de um cão equilibrado desde o início da sua vida. Apresentando o cão desde cachorro a várias pessoas e animais diferentes com certa frequência, promovendo uma habituação gradual a sons e ambientes diferentes, salvaguardando sempre a saúde o bem-estar físico e emocional do cachorro, sem o expor a experiências negativas e salvaguardando o protocolo de vacinação quando exposto a outros cães que tenhamos dúvidas que não estão desparasitados ou vacinados. 

 

- Aos donos dos cães que já tenham completado o processo total de vacinação, serão passados conhecimentos de como apresentar corretamente o seu cão a outros cães, a pessoas adultas e a crianças, sempre com a supervisão e avaliação do treinador (terapeuta comportamental canino) da ABCDOGTREINODECÃES.

​

 

DICAS PARA UM PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO CALMO DO SEU CACHORRO:


- Exponha o seu cachorro ao maior número possível de experiências positivas.

 

- Se o seu cachorro reagir de uma forma estranha, ou com incerteza, a uma nova situação, distraia-o, mantenha-se alegre e calmo, passe-lhe segurança e ofereça-lhe uma guloseima ou recompensa.

​

- Deverá sempre permitir que o seu cachorro observe calmamente qualquer ambiente ou experiências novas, antes de o deixar participar ativamente. Forçar o seu cachorro a enfrentar novas situações, pessoas ou lugares sem lhe dar algum tempo para se ambientar e entender o que se passa pode levar a criar memórias e comportamentos negativos. 

 

- Ao frequentar um espaço novo muito movimentado, por exemplo, numa praça, parque onde estiverem muitas crianças, ou cães, deixe o cachorro manter-se á distância, observar e pode oferecer-lhe um incentivo/reforçador (um elogio, biscoitos, fale com ele num tom de voz calmo, passando-lhe confiança). 

 

- Quando a observação á distância não for possível, deve criar-lhe um espaço seguro perto de si, para que ele se sinta confortável e em segurança.

 

- Incentive reações calmas no seu cachorro, ensine-o a reagir com calma ao defrontar-se com novas experiências ou ver algo que o possa assustar ou emocionar, recompense-o pelos bons comportamentos e transmita-lhe confiança.

 

- Recompense sempre os bons comportamentos e corrija com um (Não) os maus comportamentos.

​

- Se o seu cachorro estiver excessivamente excitado na interação com outro cachorro, com calma afaste-o do outro cachorro, como forma de correção e acalme-o, quando ele estiver calmo, pode deixá-lo voltar a brincar e se for preciso repetir este processo, faça-o quantas vezes for necessário, para que o seu cachorro associe que cada vez que se excede na brincadeira, esta termina até ele se acalmar.

​

- Se nas brincadeiras com outros cachorros o seu cachorro demonstar agressividade, acabe com a brincadeira, corrija-o com voz Assertiva (Firme e objetiva), mas sem gritar. Pois quanto mais agressividade lhe permitir, mais agressividade ele a vai utilizar.

​

- A última dica é para que tenha muita mas muita paciência, pois o processo de socialização requer persistência, consistência e muita paciência, como em outros processos utilizados em cinotecnia.

bottom of page